Mostrar mensagens com a etiqueta Cultura. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Cultura. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Carlos do Carmo




Já foi há uns dias, mas não nos esqueçamos que mais um português ganhou um grande prémio na área da cultural. Fica aqui a minha homenagem, com um dos seus maiores clássicos. 


E que o enegrumeo mór desta república não lhe deu os parabéns... Mas acho que Carlos do Carmo agradece a ausência de lágrimas de crocodilo vindos dali... 

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Sophia de Mello Breyner Andresen - 10 anos depois




Assinalam-se hoje os dez anos do desaparecimento físico de Sophia. Uma das grandes escritoras portuguesas do séc. XX. Permanecerá sempre nos anais na nossa história e da nossa literatura! 

Aqui fica a minha homenagem, com a partilha deste vídeo que tem um pouco de tudo sobre ela!

sábado, 21 de junho de 2014

Os Saboias

Então, caros amigos blogueiros alfacinhas, viram um campónio nas imediações da Rua das Janelas Verdes? É verdade, Quintus Tulius Horatius foi fazer mais uma visita ao MNAA, desta feita em busca das obras italianas dos Sabóias, na exposição temporária que está patente neste momento.

Vítor Amadeu III - Um dos quadros que podemos encontrar nesta exposição. 

Apesar de apreciador, sou um péssimo crítico de arte, e nada mais consigo dizer para além de que gostei, apesar de ter preferido a outra exposição, da paisagem nórdica. Pela negativa, tenho a destacar a ausência do catálogo para venda. É algo que gosto de comprar, sobretudo quando gosto da exposição. 


E pronto os rapazinhos da exposição são girinhos, sempre deu para lavar as vistas. O da banca dos souvenirs tinha um certo ar de gay. O meu radar não é grande coisa, por isso, acho que se pode dizer que se nota à brava... LOL

A propósito de nada, sabiam que houve (pelo menos) duas rainhas portuguesas que pertenceram à Casa de Sabóia, sendo uma do início da nacionalidade (D. Mafalda de Sabóia, casada com D. Afonso Henriques) e uma outra que ainda foi exilada aquando da proclamação da república (D. Maria Pia de Sabóia, casada com D. Luís, viúva aquando da implantação da república).   

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Chamadas

Tive uma chamada de cerca de 10 minutos com um gajo do Grupo Impresa que me tentou vender uma assinatura do Jornal de Letras. Mas, em primeiro lugar perguntou-me se tinha recebido gratuitamente duas edições da revista Visão nas últimas semanas. Quando disse que não ficou escandalizado. Depois de várias perguntas, traçou que o meu perfil se enquadraria no Jornal de Letras. E tentou vender-me a assinatura anual com o pagamento em duas tranches de 22€, que ficaria substâncialmente mais barato do que se comprasse em papel. 

Uma das verdadeiras razões pelas quais não comprei: a imprensa em portugal está altamente politicizada, ou seja, os jornalistas são cada vez menos imparciais. É pena que os que tentam ser realmente imparciais e são coagidos a não o ser. Ou que lhes cortam as peças nos alinhamentos. Ou são simplesmente despedidos. 

E para o comprovar, basta vermos a horda de comentadores que há no nosso sistema. São quase todos do mesmo sítio. 

domingo, 2 de fevereiro de 2014