Mostrar mensagens com a etiqueta Política. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Política. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Um sitio em vias de não ir

É a Padaria Portuguesa.
E só não sou mais definitivo porque ainda não consegui ver a peça....

domingo, 12 de junho de 2016

Coisas do FB

Há aquela foto com uma carga altamente política que se partilha no FB, que vem toda a gente fazer like (metade das quais nem são meus amigos). E depois há aquele antigo professor, que já foi patrão, de direita, e que vem fazer um like. Isto há coisas.... 

(se calhar porque uma das gajas com quem estou na foto até é bem gira e ele sempre teve fama de... gostar do sexo feminino)

terça-feira, 24 de maio de 2016

Sobre a polémica dos colégios privados

Desde o meu “regresso”, pelo pouco que ainda li da blogosfera, já percebi que esta é uma polémica que também aqui chegou. Não tenho seguido com grande atenção, mas têm-me chegado algumas posições em defesa dos contratos de associação por uma via que agora não interessa para aqui. E a minha experiência da “coisa política” diz-me que quando se começa a mexer em grandes interesses começam a aparecer notícias por todos os lados para lavar a cabeça das pessoas em defesa dos interesses de alguns sem se aperceberem.

Contudo, eu já trabalhei numa escola com contrato de associação. Não tenho o hábito de levar todos pela mesma medida, mas posso contar como eram as coisas nessa escola onde trabalhei (que não direi qual era, por razões que creio que todos compreendem):

- Parte do corpo docente estava a recibos verdes há anos.
- Os professores do quadro ganhavam bem abaixo da tabela salarial da função pública.
- O número de auxiliares era bem baixo (1 empregada do bar + 3 de limpeza e a total ausência de contínuos nos corredores)
- Os alunos eram submetidos a entrevistas de seleção. Os selecionados não eram os ricos, mas sim os inteligentes. (É daí que vem a excelente colocação no ranking das notas, mas com a premissa sempre que também têm alunos pobres… pobres, mas inteligentes, é assim que se enganam os tolos).
- Os alunos menos inteligentes ou com comportamento mais problemático no 9.º ano eram “convidados” a ir para o ensino profissional (e não se utiliza o ensino profissional como mais valia, mas sim depósito de alunos com problemas. Depois passou a fazer-se isso com os cursos vocacionais, que em boa hora este ministro diz que são para extinguir).
- A União Europeia (essa instituição de bem) paga o almoço aos alunos das escolas com contrato de associação. Mas não paga aos da escola pública…
- Havia alunos nesta escola que vinham diariamente de uma capital de distrito que fica a cerca de 25 Kms, em autocarros do colégio, financiados pela Câmara Municipal. (e não existirá escola pública com capacidade nessa capital de distrito?)
- Existia uma escola pública básica a cerca de oito kms desta escola onde estive que... estava às moscas…

Esta é a realidade de quando lá trabalhei, que já foi há alguns anos. Algumas coisas podem ter mudado, mas penso que, grosso modo, está tudo na mesma.


sexta-feira, 4 de março de 2016

Retrato Oficial de Cavaco

Depois de conhecer algumas das obras do pintor que ao que parece vai fazer ou já fez o retrato Oficial de Cavaco Silva, fico com sério medo que o homem seja retratado nu.
Irónico irónico seria se o fosse em poses provocatórias com outro homem xD

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

29 de fevereiro

- Hoje é aquele dia que só existe de quatro em quatro anos. Sempre gostei destas coisas fora do comum, e lamento muito não ter nascido neste dia. Seria mais uma forma de justificar as minhas excentricidades. :P
Ainda assim, os meus parabéns a todos os aniversariantes deste dia. Afinal, não é todos os anos que comemoram o seu aniversário...

- Coincidência ou não, foi hoje publicado em Diário da República a Lei 2/2016, que termina com as diferenças entre casais heterossexuais e homossexuais no que à adoção diz respeito, e que entra amanhã (primeiro dia do mês posterior à sua publicação) em vigor. A partir de amanhã, acabam as diferenças, do ponto de vista legal, entre os casais heterossexuais e homossexuais. Agora é "só" começar a partir mentalidades...  

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Sou Gay, Cristão e de Esquerda

E se em tempos simpatizei com o BE, quando comecei a conhecer o seu outro lado (o não populista), deixei de gostar. E cada vez tenho mais razões para não gostar. E hoje tive mais uma. E sinto-me ofendido. 

domingo, 14 de fevereiro de 2016

Faltam 24 dias para nos livrarmos da múmia...


E eu partilho o post do Camarada António Filipe, sobre a última ideia iluminada que emanou de Belém... 

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Em contagem decrescente

Faltam exatamente 44 dias para que esta promessa não cumprida chegue ao fim. E nem com o seu sucessor eleito (que será mais do mesmo, e dou os meus sentimentos a todos os portugueses pelo que vamos penar com esta alma),  ele deixa de fazer das suas...

E sim, estou ressabiado com o resultado. Não tanto pelo que o "meu candidato" teve, mas sim porque não houve segunda volta. Eu queria essa emoção, porque quando isso aconteceu da outra vez ainda não tinha nascido... Lol

domingo, 24 de janeiro de 2016

Coisas em dia de eleições

Conversa à porta da Assembleia de Voto
MULHER: Não é pandeleiro, é gay! Tenho que te andar a ensinar estas coisas...
HOMEM: a diferença entre o gay e o pandeleiro é que um é rico e o outro é pobre...

Assim vai a postura dos portugueses quando acabaram de exercer o seu direito fundamental. Não é espanto que votem tão mal, com estas conversas, num sitio onde se deviam dar ao respeito e, pelo menos aí, perceberem que somos todos iguais...

Eu cá fui a ouvir a Grândola Vila Morena no carro até lá :-D

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Domingo, eu voto Edgar Silva - Presidenciais 2016 - Take II

Como isto aqui não é uma democracia, é uma ditadura Horatina (de Horatius), deixo mais um apelo ao voto. Ao voto não só em Edgar Silva, mas ao voto no geral.  



Quem se quiser esclarecer, aconselho vivamente este texto, de João Gaspar (personalidade que desconheço, mas que diz umas coisas engraçadas).

<Só irei responder aos comentários deste post até à meia noite e a partir das 20.00 de domingo. Porque até lá estamos em reflexão. E vale tudo menos votar no Marcelo e na Maria de Belém!>

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Eu voto Edgar Silva... Presidenciais 2016

No próximo domingo voltamos a ser chamados às urnas, para eleger o primeiro cidadão deste retângulo à beira-mar plantado. Numa confissão pública, aproveitando esta máscara que é o blog, tenho a dizer que a única vez que votei contra as indicações do partido foi precisamente em 2011, quando votei Manuel Alegre nas presidenciais. Encaro estas eleições de uma forma diferente das demais: não estamos a eleger listas partidárias, estamos a eleger uma pessoa em específico para um cargo em concreto. Por isso entendo que, mesmo fazendo parte de um partido político, posso não concordar com o que o partido faz. 

Assim, quis conhecer todos os candidatos. E fiquei surpreendido com o candidato do meu próprio partido, que eu próprio nunca tinha ouvido falar antes desta campanha. É um homem com uma história de vida fantástica. A primeira nota biográfica que li foi do Público, que é muito pouco favorável às esquerdas. Fiquei arrepiado. Várias pessoas que o conhecem me disseram que é uma pessoa de uma bondade extrema. Quando o conheci pessoalmente vi que essa mesma bondade emana daquele homem. É um homem de causas, que "fossou" no pior que existe na sociedade e que a conhece como ninguém.

Não tenho dúvidas que, de todos, seria o melhor presidente da república. Mas não sou inocente nenhum, e sei que dificilmente passará à segunda volta e ainda mais dificilmente ganhará estas eleições (certezas só há depois de contados os votos...). Também sei que se Edgar Silva tivesse o mesmo tempo mediático que tem Marcelo Rebelo de Sousa, e a imprensa fosse imparcial, os resultados seriam diferentes. 


Por tudo isto, eu voto Edgar Silva. 
Independentemente do resultado final, eu sei que votei naquele que, para mim, é o melhor candidato! 

Domingo, não deixem de votar. Se não sabem em quem votar, votem em qualquer um que não seja Marcelo Rebelo de Sousa ou Maria de Belém. 

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Guia de análise da comunicação social sobre as Presidenciais e outras considerações

Como a comunicação social tem o dever de desinformar e servir os interesses do grande capital (olha o meu discurso comunista), porque esta coisa de prestar serviço público de informação é para países de terceiro mundo, eu decidi fazer um guia e umas considerações sobre o modo como têm acompanhado estas eleições.

1. Nunca confiar na comunicação social (CS). Tenho ouvido muita gente a dizer que todos dizem mal de Marcelo Rebelo de Sousa. Quando se vê um candidato em declarações à imprensa, e ele está tecer considerações sobre outro, muitas vezes está a responder a uma pergunta que o jornalista fez, mas o jornalista a fazer a pergunta não vai para o ar. Da mesma forma, quando os mesmos num comício tecem as mesmas considerações sobre outro candidato, é apenas esse comentário que passa. Esta é a manipulação. 
Acompanhei um dia de campanha de um dos candidatos. Estavam duas das três televisões da nossa praça. Uma delas, a pública, precisamente, só passou precisamente os 20 segundos em que, numa intervenção, ele "ataca" a direita. A intervenção teve cerca de 20 minutos, mas as TVs preferiram passar precisamente aquilo que mais lhes convém: o ataque a MRS, para transmitir a ideia que tudo o que aquele candidato faz é maldizer MRS. 

2. Não há candidatos de primeira e de segunda. Ou pelo menos não devia haver. A CS encarregou-se de os escalonar, como se a candidatura do Tino de Rans fosse menos legítima que a de Marcelo Rebelo de Sousa. A verdade é que o voto do Tino vale tanto como o do Marcelo. Logo, na hora de serem candidatos, deveriam ser tratados de igual forma. O mérito estaria na forma como cada um "brilharia", e não na forma como a CS os trata. 

3. Muita gente tem dito que o duelo principal é entre MRS, Maria de Belém e Sampaio da Nóvoa. Os dois a últimos a ver se MRS não tem 50% à primeira volta,e  a verem se são eles a passar à segunda. Nesta ótica, MRS que sabe que só ganhará à primeira volta, joga um "tudo por tudo", tentando agradar a gregos e troianos. Contudo, ainda sabendo que um dos três será muito possivelmente o próximo presidente (certezas só dia 24 depois do jantar), e como já disse acima, todos os candidatos são válidos. Desta forma, importa perceber uma coisa:ainda que não sejam o futuro Presidente da República, os candidatos não "elegíveis" podem vir a ter um papel fundamental na vitória de Sampaio da Nóvoa ou Maria de Belém. Não tanto pelos apoios que poderão dar numa segunda volta, mas porque o verdadeiro intuito de muitas candidaturas é o esclarecimento e o combate à abstenção. E, no meu entender, há três candidatos que o têm conseguido: Edgar Silva, Marisa Matias e Henrique Neto. Este último tem sido para mim uma agradável surpresa. 
Há um candidato cujo nome desconheço que se agarrou como uma lapa ao argumento da corrupção. Ali cheira-me a Marinho Pinto II, um pouco mais moderado.

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

25 de novembro e a imprensa.

A imprensa, ou grande parte da imprensa, em Portugal é rasca. Digo-o sem pudores. 

O 25 de novembro é uma data que desconheço. Sei, pelo que os camaradas às vezes dizem, que foi um golpe contra a democracia que se estava a instaurar, dando a primazia ao capitalismo. Como nunca me debrucei muito sobre a mesma, não tenho uma opinião formada. Apesar dos partidos da esquerda terem a fama de ter uma "cartilha" (coisa que eu nunca me impingiram, e milito num partido de esquerda há quase sete anos),a  verdade é que eu, pessoalmente, gosto de formar a minha opinião sobre os factos, e como nunca procurei grande informação sobre este golpe, logo não posso ter uma opinião sobre o mesmo. 

Bem, o veneno que venho aqui destilar hoje tem a ver com uma notícia, partilhada por um amigo no FB. Mais propriamente na Visão, sobre este mesmo dia. A dado momento, temos esta frase:

"o MDP (partido satélite do PCP, equivalente ao que são hoje os Verdes)"

1. Isto é uma notícia. Não é uma crónica de opinião. Logo, um jornalismo sério, não apresentava opiniões. Apresenta factos. Dizer que os Verdes são um satélite do PCP (que não são, mas nem quero entrar nesse âmbito), é expressar uma opinião. O jornalismo informativo, pelo menos na minha opinião, deve limitar-se a expressar factos e não opiniões. Para opiniões, existem os cronistas.  

2. Reduzir o MDP à coligação que teve com o PCP nos anos 70 e 80 é ignorância pura. O MDP já existia no tempo do Estado Novo, e concorria às viciadas eleições legislativas contra a União Nacional ("partido" do regime, que levava os deputados todos). Após o 25 de abril, pela luta contra o regime que teve com o PCP no tempo da ditatura, acabam por fazer uma coligação (que termina nos anos 80). Criam-se algumas cisões no MDP, uma delas dá origem à Intervenção Democrática (que concorre na CDU com o PCP e Os Verdes, mas que não tem deputados eleitos), e outra dá origem a um movimento que se funde na Política XXI (que mais tarde dá origem ao Bloco de Esquerda). 

Ah, a Visão pertence ao mesmo grupo do Expresso (cujo veneno já destilei aqui), que são propriedade de um grande senhor laranja. E que estão ao serviço da manipulação de opinião do regime, logo a verdade e a seriedade profissional não são os valores que mais interessam... (e não nos esquecemos que este grupo esperou pelo dia depois das eleições para anunciar um despedimento coletivo... ) 

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Manif's


1. Percebem porque é que não confio na comunicação social?
2. Meninos de coro. Vão aprender a fazer manif's. E não dizem que ir gritar para a rua não vale de nada? 

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

A Múmia falou

E disse merda. E da grossa. 
E para não me irritar mais, só desejo que apanhe uma doença que lhe faça mirrar os braços e que apanhe uma infestação de chatos e não se consiga coçar! 

(e não, não estou irritado pela indigitação de PPC. Essa era mais previsível de que o sol nascer entre as 7 e as 7.30. Estou irritado pelas declarações que aquele monte de merda asqueroso proferiu em relação aos partidos de esquerda). 

(sim, disse muitas asneiras. Mas o blog é meu e aqui quem manda sou eu!)

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Coisas...



A verdade é que a Sonae tem lucros cada vez maiores. A Jerónimo Martins tem cada vez lucros maiores. Mas a verdade é que há cada vez menos gente a trabalhar nos seus supermercados, e que cada vez mais, que recebem cada vez mais mal. E depois quando reclamam por um salário melhor... vão para a rua. Outros farão, pelo mesmo preço... 

terça-feira, 6 de outubro de 2015

A múmia voltou a fazer... porcaria

Parece que a múmia que vive em Belém voltou a fazer das dele. Estamos em contagem decrescente para nos livrarmos dele, mas parece que ele quer que nos lembremos dele até ao fim...