1. Já entregaste o teu IRS ou ainda nem o começaste?
Já entreguei, e recebi hoje o email a dizer que foi recebido.
Mas é o primeiro ano que o estou a entregar nesta época. Normalmente, como tinha quase sempre recibos verdes, fazia na segunda época.
2. Fazes o teu próprio IRS ou pedes (ou pagas) a alguém para o fazer?
Já paguei. Agora é só ver em que campos é que se mete o quê, através das declarações de anos anteriores. Aliás, é mais confirmar, porque aquilo já lá vem tudo pré-preenchido.
3. Guardas tudo o que é fatura e recibos de pagamentos?
Só aquilo que dá para o IRS.
4. Qual foi a coisa mais original que meteste nos impostos?
Montes de faturas da farmácia, que na conta tinham dois campos: "Preservativos Durex Pleasuremax" e "K&Y Gel Lubrificante", no primeiro ano que fiz, porque descobri através da farmacêutica que aquilo dava, então passei a pedir sempre fatura com n.º de contribuinte. A rapariga que me fez o IRS nesse ano, quando o fui levantar, disse qualquer coisa do género "olha, meti-te uma coisa neste campo, que são despesas da saúde a 21%, porque tinhas uma que dava". E eu perguntei "Era o quê?". Ela corou e respondeu "Achas que eu ando a ver o que compras na farmácia?" (e não, não eram os preservativos, que isso tem o IVA mínimo).
5. O que achas da quantidade de impostos que pagas?
Um absurdo. Dou um quarto do meu vencimento ao estado. No entanto, tenho de ter um seguro de saúde à parte, porque não tenho médico de família. Desconto para uma reforma que nunca terei. Se ficar de baixa, recebo uma miséria. Tenho estradas que são uma vergonha. Passeios sujos e escoamentos de pluviais entupidos. Transportes caríssimos e maus de horários. (acho que posso parar aqui...)
De qualquer forma, se não pagasse tanto sobre o meu rendimento, possívelmente estaria a viver numa casa só minha, alugada, e não em casa dos meus pais. E, de uma forma geral, seria positivo para o mercado, pois iria ter uma série de despesas que agora não tenho...
6. O que planeias fazer com o reembolso do IRS?
Poupança. É apenas um terço daquilo que descontei.
7. Costumas consignar os 0.5% do IRS? A que entidade?
Sim, costumo. Consigno a uma instituição de solidariedade social daqui do campo, na qual estou nos órgãos sociais.
BÓNUS:
Alguma vez pagaste alguma coisa... 'em géneros'?
Sempre que o meu namorado me faz o jantar (o que acontece sempre que jantamos juntos), costumo pagar-lhe em beijinhos. Conta? :)