quarta-feira, 25 de novembro de 2015

25 de novembro e a imprensa.

A imprensa, ou grande parte da imprensa, em Portugal é rasca. Digo-o sem pudores. 

O 25 de novembro é uma data que desconheço. Sei, pelo que os camaradas às vezes dizem, que foi um golpe contra a democracia que se estava a instaurar, dando a primazia ao capitalismo. Como nunca me debrucei muito sobre a mesma, não tenho uma opinião formada. Apesar dos partidos da esquerda terem a fama de ter uma "cartilha" (coisa que eu nunca me impingiram, e milito num partido de esquerda há quase sete anos),a  verdade é que eu, pessoalmente, gosto de formar a minha opinião sobre os factos, e como nunca procurei grande informação sobre este golpe, logo não posso ter uma opinião sobre o mesmo. 

Bem, o veneno que venho aqui destilar hoje tem a ver com uma notícia, partilhada por um amigo no FB. Mais propriamente na Visão, sobre este mesmo dia. A dado momento, temos esta frase:

"o MDP (partido satélite do PCP, equivalente ao que são hoje os Verdes)"

1. Isto é uma notícia. Não é uma crónica de opinião. Logo, um jornalismo sério, não apresentava opiniões. Apresenta factos. Dizer que os Verdes são um satélite do PCP (que não são, mas nem quero entrar nesse âmbito), é expressar uma opinião. O jornalismo informativo, pelo menos na minha opinião, deve limitar-se a expressar factos e não opiniões. Para opiniões, existem os cronistas.  

2. Reduzir o MDP à coligação que teve com o PCP nos anos 70 e 80 é ignorância pura. O MDP já existia no tempo do Estado Novo, e concorria às viciadas eleições legislativas contra a União Nacional ("partido" do regime, que levava os deputados todos). Após o 25 de abril, pela luta contra o regime que teve com o PCP no tempo da ditatura, acabam por fazer uma coligação (que termina nos anos 80). Criam-se algumas cisões no MDP, uma delas dá origem à Intervenção Democrática (que concorre na CDU com o PCP e Os Verdes, mas que não tem deputados eleitos), e outra dá origem a um movimento que se funde na Política XXI (que mais tarde dá origem ao Bloco de Esquerda). 

Ah, a Visão pertence ao mesmo grupo do Expresso (cujo veneno já destilei aqui), que são propriedade de um grande senhor laranja. E que estão ao serviço da manipulação de opinião do regime, logo a verdade e a seriedade profissional não são os valores que mais interessam... (e não nos esquecemos que este grupo esperou pelo dia depois das eleições para anunciar um despedimento coletivo... ) 

15 comentários:

  1. Todos têm o segredo muito bem guardado. Mataram Sá Carneiro que até hoje ninguém pede explicações. Onde está a coragem Política de Direita ou Esquerda para falar no assunto?!

    Se a TVI tivesse tanto poder, como se diz por aí?! Porque deixariam o seu jornalista suicidar-se?! Falta de tomates de alguém?! talvez....

    Onde pára o Ouro de Portugal?! Hein?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Francisco, no diz que disse, no caso de Camarate, o alvo creio que era o Adelino Amaro da Costa, que era ministro da defesa, e andou a mexer nuns fundos quaisquer de armas da guerra colonial, que mexiam com grandes interesses. e vai daí, limparam-lhe o sebo...

      Eliminar
    2. E das armas que se vendiam para o Irão enquanto estava em guerra com o Iraque :)

      Verdade! E, tens revistas que se pagares, podes publicar o que quiseres lololololololololololo E não são anúncios de publicidade lolololol

      Eliminar
  2. Desconhecias o 25 de Novembro?

    Enfim, como tu a generalidade das pessoas com menos de trinta anos. Falo como um velho, mas é realmente triste ver tão parcos conhecimentos históricos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mark, conheço superficialmente. Nunca me deu "praí".
      Conheço com mais profundidade o 25 de abril, por viver perto de Santarém, de onde saiu a revolução. Conheço com mais profundidade o 5 de outubro. Conheço ao mesmo nível a implantação da ditadura militar (26 de maio? de 1927?).
      Óbvio que sei as linhas básicas. Mas não o suficiente para emitir juízos de valor sobre a data.

      Eliminar
    2. 28 de Maio de 1926. :p

      Andaste perto. Lol

      Eliminar
  3. Ainda ontem ao jantar foi tema de discussão mas não fiquei totalmente esclarecido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. GbBb, acho que ninguém anda muito esclarecido sobre o que foi.

      Eliminar
  4. manifesto em divulgação


    PROMOÇÃO DA MONOPARENTALIDADE SEM 'BELISCAR' A PARENTALIDADE TRADICIONAL
    .
    .
    Muitas mulheres heterossexuais não querem ter o trabalho de criar filhos... querem 'gozar' a vida; etc;
    Muitos homens heterossexuais não querem ter o trabalho de criar filhos... querem 'gozar' a vida; etc;
    CONCLUINDO: é uma riqueza que as sociedades/regiões não podem deixar de aproveitar - a existência de pessoas (homossexuais ou heterossexuais) com disponibilidade para criar/educar crianças.
    .
    Mais:
    - Já há mais de dez anos (comecei nos fóruns clix e sapo) que venho divulgando algo que, embora seja politicamente incorrecto, é, no entanto, óbvio: promover a Monoparentalidade - sem 'beliscar' a Parentalidade Tradicional (e vice-versa) - é EVOLUÇÃO NATURAL DAS SOCIEDADES TRADICIONALMENTE MONOGÂMICAS...
    {ver blogs http://tabusexo.blogspot.com/ e http://existeestedireito.blogspot.pt/}

    ResponderEliminar
  5. Desconhecia essa data, mas eu pouco ou nada sei lol. E tem piada é que os blogues que sigo 60% deles (não me peças para te explicar a percentagem lol) falam de politica, será que esta país merece tamanha atenção?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Limite, sim, o país merece essa atenção. É a política que gere o teu dia a dia (os impostos que pagas, as regras de trânsito, os bancos, a limpeza das ruas, etc... ). Quer queiramos, quer não, é assim mesmo, e de nada vale "enterrar" a cabeça na areia.

      Eliminar
  6. Achei curiosa essa definição como "golpe contra a democracia que se estava a instaurar, dando a primazia ao capitalismo"...

    Não terá sido antes uma tentativa de golpe militar de extrema esquerda para instaurar um regime semelhante a outras ditaduras comunistas que existem no mundo?

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sérgio, se calhar o que me dizem não é bem assim. Eu é que escrevi uma amálgama de coisas... LOL
      Mas uma coisa muito engraçada que me disseram alguns dias depois de ter publicado este post é que a direita reacionária financiava grupos armados da extrema esquerda, que foram os que saíram à rua no 25 de novembro, e que tinham como principal objetivo meter as culpas no PCP (que nada teve a ver com este golpe).
      Contudo, como disse, nunca estudei este dia a fundo, e acho que tal é necessário para que consiga formar uma opinião sobre o mesmo. Tudo o que sei vem do "diz.que-disse"

      Eliminar
    2. temos que pedir ao Mark para escrever um dos seus esclarecedores posts históricos sobre o assunto :)
      eu gosto de ler e de ouvir várias opiniões para formar a minha
      abc

      Eliminar
    3. Também gosto. Contudo, recentemente ouvi uma coisa muito interessante sobre alguns eventos da nossa história recente (25 de abril, 25 de novembro, queda do muro de berlim, etc..): não temos distância emocional suficiente para conseguirmos "ler" os acontecimentos de forma imparcial. Para um lado ou para o outro, estamos emocionalmente ligados aquilo que ouvimos dizer a pessoas que viveram as datas mais ou menos diretamente. Talvez apenas os nossos netos o conseguirão.

      Eliminar