sexta-feira, 10 de outubro de 2014

No Brasil


Há que relativizar as coisas e leva-las com bom humor. Tenho alguma simpatia pela Dilma, e possivelmente votaria nela se fosse brasileiro (ou talvez não, porque estaria mais bem informado da política brasileira do que estou). Apesar de achar que é horrível compara-la à Umbridge... LOL

7 comentários:

  1. Eu também simpatizo com a Dilma, reconhecendo ainda o papel importante do PT no desenvolvimento do Brasil nos últimos anos. Desde Lula, o Brasil conheceu um crescimento e uma melhoria a todos os níveis. Isso é de salutar. Dilma tem ainda aquele status muito apreciado, também por cá, de militante contra a ditadura militar. Fica bem... Foi presa e tal, as pessoas gostam. É bonito ter um passado como preso político - quantas e quantas vezes Mário Soares levantou a bandeira de que foi torturado pela PIDE?... Perdi a conta.

    O Aécio, pois, poderá ser um presente envenenado. E, ao que li, vai ganhando vantagem nas últimas sondagens. A Dilma desiludiu os brasileiros. Ficou aquém do que se esperava dela, e o Brasil estava em recessão técnica nos dados que consultei há tempos. O dito crescimento abrandou.

    As campanhas presidenciais no Brasil não têm o mesmo impacto que têm por cá. Primeiro, o sistema brasileiro é presidencialista: eles elegem o chefe de Estado e de Governo; segundo, a mediatização, até devido ao número de habitantes, é muito maior. Os brasileiros anti-Aécio vêm com os boatos de que o último, ganhando, traz a fórmula FMI, próximo que é dos E.U.A. Tudo se diz. E depois houve uma "personagem", caricata pelo lado mau, que se ficou no primeiro turno. Pesquisa "Levy Fidelix"...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não percebo muito do assunto, como já disse. Aqui há tempos falei com um brasileiro no trabalho, que me disse que o Aécio já foi governador de um estado, e que foi um péssimo governador. Não será melhor presidente, com toda a certeza...

      Eliminar
  2. Eu sou do estado que ele governou e posso afirmar que foi um dos piores que o estado de Minas já teve. Gastou quase 3 bilhões de reais em 12 anos com propaganda mostrando uma Minas que só existia nas propagandas. Promoveu uma caça as bruxas a jornalistas que ousaram a criticar seu governo. A imprensa do estado é toda comprada, com verbas de propaganda. Um dos princípios do governo de Aécio é o estado mínimo e a meritocracia, esse último é desumano para um país historicamente desigual, que durante 502 anos foi governado pela elite e para e elite, nunca até 2002 ouve oportunidade de igualdade entre pobre e ricos. As universidade Federais, são um bom exemplo dessa disparidade, são sustentadas por impostos e quem mais paga impostos por aqui são pobres e esses não tinha as mínimas condições de passar em seus processos de seleção, pelas deficiências do ensino básico, nelas só estudavam as elites que podiam pagar por ensino básico privado e de qualidade superior ao público. Hoje temos uma lei que reserva 50% das vagas para alunos de escolas públicas.Hoje temos bolsas em faculdade privadas custeadas pelo governo, temos um programa de financiamento estudantil que o estudante só começa a pagar dois anos após se formar. As mudanças promovidas pelo PT no cenário social incomoda muita gente aqui. E infelizmente a maioria dos brasileiros não tem pensamento crítico e se deixam levar pela mídia de direita que tem como candidato Aécio Neves.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente Dominus, acontece aí e aqui. Talvez o nosso "fosso" entre ricos e pobres não seja tão grande como o vosso, mas a base está lá: a comunicação social controla tudo, e é ela quem decide quem ganha, ou quem tem mais votos.
      Tivemos um excelente exemplo aqui em Portugal nas últimas europeias.
      E sim, quando se mexe, um pouquinho que seja, nos ricos, vem tudo atrás. E quem verdadeiramente sustenta isto tudo são os pobres - à custa da exploração que lhes é imposta.
      Espero que Dilma ganhe :D

      Eliminar