segunda-feira, 14 de julho de 2014

A primeira vez...


E a pergunta é: qual foi o livro com o qual descobriram o gosto e o prazer de ler?

20 comentários:

  1. Sou mais de escrita do que de leitura. Infelizmente já nem lembro quais os que me deram mais gozo quando era pequeno. Talvez a colecção "Uma Aventura" de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, os livros da Disney (mau exemplo) ou outro qualquer. Recordo uma Bíblia ilustrada, que uma velha senhora lá da vila me ofereceu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma Aventura é uma coleção intemporal, Ribatejano! Também foi (e é) minha. O meu tempo é o dos 40s, o teu será um pouco anterior. Ainda assim, é um bonito ponto de encontro entre gerações :)

      Eliminar
  2. Eu comecei a ler desde muito cedo. Aprendi a ler no pré-escolar, antes do 1º ano. Sempre tive muita queda para as palavras. Comecei com os livros da Rua Sésamo, que o pai me comprava, e com os livros da Disney. Só fazer um reparo ao Ribatejano: há que distinguir entre a banda desenhada, que realmente é um "mau exemplo", de livros "normais", da Disney, que contam histórias. Foi com esses que comecei. Livros com uma página de texto e uma de ilustrações.

    Entretanto, com doze, treze, catorze, já lia os grandes clássicos da literatura, daí a desenvoltura que apresento na escrita e na oralidade. Ler, ler mais e ainda assim ler, é o que aconselho a todos os pais e educadores. É muito importante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mark, e não tens um livro que te marque como o primeiro que gostaste realmente de ler? Que te fez ter vontade de ler mais e mais livros depois?

      Eliminar
    2. Eu comecei com livros muito pouco próprios para um imberbe adolescente. Marx, Rousseau, Kant, Hobbes, Tocqueville, Schopenhauer, Platão, etc. Infiro, contudo, que te referes a literatura. Sim, um livro simpático de Iris Murdoch, "O Sino", por exemplo. Li com doze.

      Eliminar
  3. ainda hoje me marca o meu primeiro livro, isto é, que me lembre (pois lá por casa já havia banda desenhada, principalmente cobóiada do tex do meu tio - quando eu nasci ele tinha uns 18 anos). tinha seis anos e recebi um livro do gato teco-sem-rabo. talvez tenha sido a minha grande influência. obrigado por me recordares. será o próximo post :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, Margarida! Grande Camarada! Uma primeira resposta concreta :)

      Desconheço esse livro. Deve ser um livro bastante infantil, presumo. E assim se justifica o teu gosto por bichanos :)

      Eliminar
    2. Não sei em que é que a minha resposta não foi concreta. Livros infantis, como todos, o dito romance que referi, e livros políticos, filosóficos e clássicos da literatura, como Dostoiévski, Salman Rushdie, Tolstói, Saramago, White...

      Enfim, critérios.

      Eliminar
    3. Mark, o único livro "concreto" que referiste foi o Sino. Contudo, pelo que percebi, não foi o livro que te "despertou" para a leitura, pois quando o leste já estavas "desperto". Referiste autores vários e uma editora (A Disney), mas não um livro em específico :)

      Eliminar
  4. Não sei, mas Saramago e Tabucchi tiveram grandes responsabilidades :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não conheço esse segundo senhor... lol

      Eliminar
    2. antonio tabucchi.
      recomendo. de certa forma, marcou a minha vida.

      Eliminar
    3. Não conheço, mas vou por na lista :)

      Eliminar
    4. Recomendas algum título em específico, Sérgio?

      Eliminar
    5. Respondendo pelo SadEyes, o Nocturno Indiano, o livro que me há de levar à Índia nesta vida.

      Eliminar
  5. Respostas
    1. começaste a ler "uma aventura" pelo n.º 1, indo seguido?

      Eliminar
    2. Não lol fui ao saltos lol sou muito irrequieto lol

      Eliminar
    3. Aos saltos, namorado?
      Ganda maluco xD

      Eliminar