segunda-feira, 7 de julho de 2014

Excertos de livros


-Recomendo um bom whisky com soda sem gelo - declarou.
- Recomenda tia Jane? Pois não digo que não.
- Eu própria lho vou preparar - disse Miss Marple, levantando-se. 
(...)
Dirigiu-se a um armário no canto, abriu-o e tirou uma garrafa, um sifão de soda e um copo.
- A senhora é um poço de surpresas - disse Dermot Craddock. - Não fazia ideia que era isso que tinha no seu armário do canto. Tem a certeza que não bebe às escondidas, tia Jane?
- Ora, deixe-se disso - Miss Marple admoestou-o -, nunca fui defensora da abstinência. É sempre bom ter uma bebidazinha forte em casa para situações de emergência. Em momentos desses é imprescindível. Ou, claro, um cavalheiro que chega inesperadamente. 

"O Espelho Quebrado", de Agatha Christie, pp. 187-188. 

Adoro estes momentos de humor em Agatha Christie...

16 comentários:

  1. Associação perfeita da inteligência com o humer!

    ResponderEliminar
  2. ah, a Geraldine McEwan, na nova série Miss Marple. comprei o dvd há uns dias, mas confesso que a actriz tem uma vozinha irritante. além disso, nalguns episódios alteraram o fim. não é assim muito fiel aos livros, então...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Margarida. Alguns são bastante diferentes. Não é o caso do Comboio das 16.50h, que é muito semelhante por exemplo. Também prefiro a Geraldine McEwan à Julia McKenzie. Contudo, já "ouvi dizer" que a melhor adaptação de Miss Marple foi feita por uma atriz no final dos anos 80. Não me lembro é agora o nome. Contudo, tenho de ver se lembro o meu namorado de me arranjar essa série :)

      Eliminar
    2. sim, é verdade, tenho esse telefilme novo e pouco muda. a grande actriz dos anos 1980 era a Joan Hickson. fiz um post ontem sobre a AC e ainda mesmo ontem também revi um dvd da minha colecção :)

      Eliminar
    3. Esqueci-me que estou a falar com uma expert em AC. Tenho de ir fazer a ronda pelos blogs, que há muito que não faço. E corroboras no facto de ser Joan Hickson uma das melhores atrizes a interpretar a Miss Marple?

      Vai haver a 6.ª temporada da série Marple, com a Julia, desta feita apenas com três episódios, ao que parece: "O Mamarracho de Greenshaw" (um conto), "Mistério nas Caraíbas" e "Noite sem Fim". Este último pertence à série "outros", sendo aqui adaptado. Já o fizeram com "O Segredo de Chimneys", que sendo um dos meus livros preferidos, ficou uma valente cacada protagonizado pela Miss Marple...

      Eliminar
    4. sim, Joan Hickson é excelente como MM; estas novas adaptações não são grande coisa... é melhor ficarmos pelos livros para não sofrermos grandes decepções :)

      Eliminar
    5. Realmente, nada chega a um bom livro, Margarida :)

      Eliminar
  3. Sempre tive uma adoração pela Miss Marple, que sempre imaginei como a minha avó, lol. Já o cabeça de ovo, nunca gostei muito dele.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto de ambos, Coelho, mas com um pendor especial para Miss Marple :)

      Eliminar