domingo, 7 de fevereiro de 2016

Dietas

Os bloggers que me conhecem sabem que sou gordo (não vale a pena andar aqui com eufemismos). Conheço-me desde os meus 10, 11 anos com peso a mais, tendo engordado mais desde que deixei de praticar desporto, aos 17 anos (já lá vão dez anos). Sempre vivi bem, do ponto de vista da autoconfiança, do amor próprio e esteticamente falando, com os meus quilos a mais. Contudo, em plena campanha das Europeias, em maio de há dois anos atrás, começou a aparecer-me uma dor ao fundo das costas se estiver muito tempo de pé (sobretudo se estiver parado). Não fui ao médico, para ouvir aquilo que já sei ser a causa do assunto: peso a mais. Há muito que oiço que isso poderia acontecer um dia. 

Assim, com várias tentativas falhadas, passaram quase dois anos até ter decidido que desta era de vez. No final das "festas" decidi que ia perder peso. Fará por estes dias um mês que decidi reduzir drasticamente as batatas, o arroz e a massa (como apenas uma pequena parte, no máximo duas colheres, de vez em quando), moderei consideravelmente o pão (sendo muitas vezes substituído por frutas e tostas integrais). 

Este objetivo vem aliado a outros dois: passar a ter uma alimentação essencialmente com produtos portugueses e reduzir drasticamente os produtos processados. Se as salsichas já tinham desaparecido dos meus armários há alguns meses, desta vez foram os iogurtes, os sumos de polpa (os refrigerantes já eram raros), o queijo, os rissóis, os croquetes e os douradinhos. E outras coisas que não me lembro agora.  

As minhas compras de supermercado passaram a ser mais produtos frescos (legumes e frutas). E, um mês passado, é a altura do primeiro balanço: 

- Já se foram os quilos ganhos nas festas + uns quilitos extra. 
- Sobraram-me uns euros consideráveis do mês passado (um quilo de maçãs é muito mais barato que um pack de quatro iogurtes gregos). 
- O meu lixo doméstico passou a ser essencialmente lixo orgânico (cascas de fruta e talos de legumes). As embalagens reduziram drasticamente. Assim diminuí também a minha pegada ecológica (o que também é positivo). 

O mais difícil está para vir: conseguir manter o peso perdido, e conseguir perder mais. Sinto-me motivado, mas não tenho ilusões: sei que isto pode correr mal a qualquer momento... 

22 comentários:

  1. Amigo, pão e batata não engorda. Engorda o que juntas. Come só pão e vais ver que perdes quilos, assim como as batatas. batata cozida não engorda, engorda o azeite e o resto que lhes juntas lololololololololol

    E, se andares todos os dias :) vais perder peso :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Francisco, pão continuo a comer todos os dias ao pequeno-almoço. Batatas não eliminei - reduzi drasticamente. Se visses as quantidades de batatas que eu comia, até te benzias...

      Eliminar
  2. Boa! Continua que has de conseguir. Muita sorte e força de vontade. Fico a torcer por ti :)

    ResponderEliminar
  3. Parabéns! Não é fácil e o mais difícil é continuar! É preciso muita força de vontade! Mas com um pouco de boa vontade, dedicação e caminhadas, vais conseguir!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mikel, obrigado :)
      A parte das caminhadas é pior. Vou fazendo, mas sem regularidade que devia...

      Eliminar
  4. De bom grado ficava com algum desse peso, o que uns têm a mais eu tenho a menos :(

    ResponderEliminar
  5. Eu tento manter algum cuidado. Regra geral, não toco em fritos. Evito carnes. Vermelhas, nem lhes toco. Como imenso peixe, legumes, fruta. À noite, uma sopa, meio queijo fresco, um iogurte natural, um pouco de fiambre de frango. Por aí. :)

    Não se trata de dieta. Trata-se de bem-estar. Acho que fazes bem. :)

    ResponderEliminar
  6. Ola! Sou leitor assíduo do teu blog, mas nunca fiz nenhum comentário. No entanto depois de ler o teu post não posso deixar de partilhar a minha história.
    Em 2012, depois de regressar de uma maravilhosas férias em Ibiza, ao ver as fotos apanhei um choque...não me reconheci ..aquela não poderia ser a minha imagem!!! A medo fui-me pesar (coisa que fazia muito raramente) e apanhei outro choque... o meu peso tinha três dígitos!! Tinha deixado de fumar hà um ano e meio e durante esse período engordei sem me aperceber!

    Decidi mudar os meus hábitos alimentares... como almoço no refeitório da empresa, o almoco mantive-o, ou seja como normalmente, mas ao jantar apenas como sopa e carne ou peixe grelhado com salada. Cortei totalmente no pão, nos doces e nos refrigerantes. Deixei de fazer pequenos snacks de bolachas e chocolate (o meu vicio), e substitui-os por iogurte e fruta. Ao pequeno almoço também como apenas iogurte e fruta. De quando em vez, tipo uma vez por mês como chocolate e gelado (duas predições). Em ocasiões de festas ( aniversários, casamentos, natal) não tenho limites e como o que me apetecer :)

    Ao fim de três anos, passei de 106kg para 74Kg (tenho 1,76m). Foi um perca de peso lenta..mas por outro lado ao fim de 30 Kga menos não fiquei com estrias nem com flacidez!
    Coragem e persistência e vais ver que compensa!
    Abraco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Telmo!
      Obrigado por por cá andares, e sendo este normalmente um antro de parvoeira, fico contente que comentes uma coisa mais séria :)

      Então não sentiste na roupa que estavas a engordar?

      Obrigado pela partilha da tua história e pelo incentivo! E aparece sempre que quiseres :)

      Eliminar
  7. O pior são as dietas io-io.
    Mais vale aos poucos e de forma sustentada!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anfitrião, por isso e que escrevi aquela última frase. E sei que isto tem de ser um modo de vida e não um pequeno período...

      Eliminar
  8. Muitos parabéns! Fico mesmo muito contente e agora só falta uma coisa: o desporto. Porque não começas por umas caminhadas? Eu quando comecei a fazê-las perdi logo 8kgs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dora, eu vou fazendo. Com muita irregularidade, admito, mas vou fazendo...
      Obrigado :)

      Eliminar
    2. Faz mais para ficares espadaúdo! lol

      Eliminar
    3. Não é objetivo, Dora :P
      O objetivo é mesmo minimizar a dor de costas, ou pelo menos fazer com que ela nao agrave...

      Eliminar
  9. :) fazes bem rapaz :) pela saúde e pegada ecológica!

    ResponderEliminar