domingo, 11 de maio de 2014

Boas Razões para um gay votar CDU

Depois de uma primeira boa razão, já sobejamente conhecida:





Vem uma segunda razão: 


Chama-se Miguel Viegas, e está em terceiro lugar nas listas da CDU. Poderia ser só mais uma cara bonita (dependente dos gostos), mas é um subscritor do compromisso eleitoral da ILGA em relação aos direitos LGBT. E estando em terceiro lugar, não é impossível a sua eleição para o parlamento europeu, saibamos nós votar no dia 25! :D





24 comentários:

  1. Um gay ou qualquer outra pessoa que queira dar o seu voto como útil, votará Partido Socialista [X] no próximo dia 25 de Maio, ahahah.

    Desculpa a infame provocação. Não resisti. :)

    E, sim, sim, os senhores são simpáticos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mark, acabas-te além de macular o meu blog com essa infâmia, cair a pique na minha consideração. LOL
      Relembro que o casamento entre homossexuais, sob proposta do BE, se não estou em erro, foi chumbado pelo PS no final da legislatura 2005-2009, porque o PS pretendeu usá-lo como bandeira eleitoral, para atingir determinada franja. Que se chama a isto? Eu chamo oportunismo, mas cada um poderá chamar-lhe o que quiser...

      Eliminar
    2. E eu opus-me a isso. Acima de tudo sou fiel à minha consciência. Critico o que tenho a criticar.

      A verdade é que votar na CDU é desperdiçar o voto. :P Jamais ganhará as legislativas e jamais o PS se coligará com o PCP - PEV. É mais fácil Sousa Franco (grande jurista, diga-se) ressuscitar. :)

      Estou a brincar contigo. Cada um vota como quer e gosta. Até já te disse que simpatizo com a CDU. É um partido amigável.

      Eliminar
    3. Mark, vindo de um jurista, essa nem parecerá tua. É um voto desperdiçado? A AR "conquista-se" deputado a deputado, assim o parlamento europeu. Votar na CDU significa lutar para meter o terceiro, eventualmente o quarto deputado. Não é um voto desperdiçado! Sabemos que no curto prazo a CDU não irá ser a coligação mais votada. No entanto, o trabalho feito é sério. Os eurodeputados da CDU foram os únicos que prestaram contas ao eleitorado português, e que defenderam tudo o que prometeram defender.

      Votar no PS é a mesma coisa que votar no PSD/CDS. Desengane-se quem pensa que o PS teria tido uma melhor atuação que este governo, ou que seria o PEC4 a salvar-nos da intervenção da troika...

      Eliminar
    4. Por acaso nem me cingi a esta eleição para o Parlamento Europeu, mas às legislativas. Bom, no quadro europeu fará alguma diferença, sem dúvida, uma vez que cada partido se junta às respectivas "famílias europeias". Não muita, que a CDU funde-se num "partidozinho" insignificante no hemiciclo europeu... São factos. :) Quanto muito será importante para a CDU - e só - eleger mais um deputado; a Portugal fará pouquíssima diferença.

      No que diz respeito às legislativas, e fui mais abrangente, é mesmo um desperdício. Lol

      Bom, o PS é um partido com responsabilidades governativas, ao contrário da CDU e do BE. Fazer oposição é muito fácil; governar é mais difícil. E, decididamente, não queria viver num país governado por comunistas, mesmo que o PCP já tenha tentado expurgar Estaline do seu passado. Lol

      Bem, e não entendi essa do "jurista". Talvez por ser jurista é que pense por mim. :)

      Discutir política é como religião e futebol. Ninguém se entende. Reitero que até simpatizo com a CDU. :)

      Eliminar
    5. p.s.: No meu segundo comentário referi-me à CDU como "partido amigável" num momento de má precisão terminológica. É uma coligação, claro, se bem que se propõe às eleições quase como um partido desde há décadas. E, aliás, no fundo o PEV é uma mera extensão do PCP.

      Não seria necessário emendar-me, creio que se subentende que o sei, mas sou muito rigoroso. LOL

      Eliminar
    6. - Bem, em primeiro lugar, devo dizer que os membros da CDU (que é uma coligação), se forem para o parlamento europeu, caso pertençam ao PCP, integram o GUE/NGL, que atualmente tem 4.7% do hemiciclo. Se pertencerem ao PEV, integrarão os GREENS/EFA, que tem 7.4%. Juntos têm cerca 12% atualmente. Contudo, isto não é futebol, onde se é do vencedor. Dizer que o partido A tem mais importância que o B não me parece correto. Seja qual for o partido em questão (onde incluo o PAN, o PCTP ou outros que tais). As pessoas devem , mais que seguir as suas convições, procurar saber o trabalho daqueles que foram eleitos e como defenderam o seu país. E nisso a CDU tem um trabalho notável (que em 95% dos casos é abafado pelos media), e que contudo desde 2000 se nota, sobretudo pela subida constante. Mesmo nas legislativas de 2009, em que a CDU ficou em último lugar na entrada para a AR, obteve mais um deputado que no mandato anterior. Foi (e é) o reflexo da seriedade, competência e proximidade com os eleitores. Para teres uma ideia, pertenço ao distrito de Santarém, que elege 10 deputados. Estive num evento completamente apolítico, para o qual foram convidados os 10 deputados eleitos pelo distrito. O único presente era o António Filipe.

      - Dizer que é um desperdício votar na CDU porque não vai chegar ao governo, como disse atrás, é algo que não se coaduna com uma mentalidade esclarecida (desculpa!). Isto não é futebol, para se votar nos que ganham. PS e PSD se tiverem na oposição, colocam nos seus lemas de campanhas coisas do género "É tempo de Mudar", e mudamos sempre para o mesmo. A alternância não nos tem feito bem, que o resultado está bem à mostra. E a oposição tem igualmente um papel importantíssimo na denúncia dos abusos do governo (que existem). Se assim não fosse, ainda todos pensaríamos que uma PPP era uma coisa boa.

      Eliminar
    7. - Lamento, Mark, mas a CDU tem responsabilidades governativas em inúmeras autarquias por este país fora, que são muitas vezes, para surpresa de muitos, um exemplo de boa gestão (existem execeções, sim, e nisso o PCP é perito em por "a mexer" quem faz porcaria na frente da autarquia que assumiu). E não me venhas dizer que uma autarquia é diferente do país (claro que é diferente), mas se existir a competência ela verá-se em qualquer lado.

      - Além disso, o PCP já esteve, no passado, coligado com o PS. Lembro-me de pelo menos duas situações em que tal aconteceu, de ter lido sobre isso, pois era muito miúdo, não me lembro da época.

      - A do "jurista" veio pela tua afirmação que não era útil votar na CDU porque não chegaria ao governo. Como jurista, sabes que, por exemplo, não votamos para o primeiro-ministro, mas sim para os 230 lugares da Assembleia da República. O que leva a que muita gente que vota pela "cara", vota pelos líderes partidários, e não pelos cabeças de lista dos seus distritos. Foi só e a isso que me quis referir e não te estava a "acusar" de nada mais.

      - Quando a essa do PEV ser uma extensão do PCP, Mark, se dissesses isso em frente a algumas pessoas que eu conheço, ficaria com pena de ti. Contudo, não só não concordo, como tal coisa não é verdade. A CDU é um espaço onde estão congregadas três entidades: o PCP, o PEV e a ID (Identidade Democrática, não sei muito bem o que é, mas não é um partido. É tipo uma plataforma política, creio, daí não aparecer o seu símbolo no boletim de voto, que está cingido aos partidos). A estes agregam-se inúmeros independentes. Agora, o PCP é, sem dúvida, o que detém maior influência em contexto eleitoral. A lista para o PE da CDU tem 1 ID, 1 independente e 3 PEV, sendo os restantes membros do PCP. Fora dos períodos eleitorais, cada um tem a sua atividade de proximidade à população, independentes. E internamente, não penses que não fricções, que as há. Simplesmente não vamos para a comunicação social fazer queixinhas uns dos outros ou usar isso como meio para conseguirmos mais influência interna. E há muitos sítios onde só há PCP e independentes. Não existe nem a ID nem PEV, pelo que muita gente assume, ainda que erradamente, que CDU é só PCP.

      (tive de dividir a resposta em dois comentários, porque o blogger não me deixava po-la num só... LOL)

      Eliminar
    8. Bom, com este último comentário encerro aqui a discussão quanto a mim. Discutir política, como referi, não leva ninguém a lado algum.

      Os membros da CDU, dividam-se por que partido se dividam, fá-lo-ão em famílias políticas europeias menores que não têm peso substancial no Parlamento Europeu, comparativamente ao PPE e ao S&D, por exemplo.

      Eu não disse que o partido A, porque tem mais votação, é mais importante do que o B; saberás, contudo, que os maiores partidos têm mais força política e, efectivamente, fala-se nos vencedores e nos derrotados em cada acto eleitoral. Daí que o partido mais votado, nas legislativas, por exemplo, faça governo, que poderá ser maioritário ou minoritário, daí que precise das ditas alianças.

      Eu disse isso. As pessoas devem votar nas suas convicções.

      Votar na CDU ou no BE é uma opção, válida, claro. A política do voto útil é também ela uma opção, defendida e abordada por muitos. Sabe-se que jamais a CDU ganhará as eleições. É humanamente possível, mas tecnicamente inviável. O norte vota à direita o peso da CDU está sobretudo, mas não só, no Alentejo, bastião histórico, que como sabes é bastante despovoado.

      Eu não me referia às autarquias locais, mas sim às legislativas. Que a CDU tem autarquias, todos o sabem. O BE já teve, não sei se ainda tem. Nada de surpreendente. Até independentes têm. Seria de estranhar que uma força política como a CDU não tivesse.

      Nunca ouvi falar em qualquer coligação PS / PCP. Um membro afecto ao PCP, Vasco Gonçalves, foi Primeiro-Ministro em alguns governos provisórios, bem como Álvaro Cunhal, entre outros, que foi ministro sem pasta. O PS fez acordos com alguns movimentos de esquerda, já na nova ordem constitucional. O que houve, antes de 1976, foi governos com o apoio de forças políticas como o PS ou o PCP, o que não se confunde com uma coligação, como o Bloco Central, por exemplo. Acredito que haja coligações autárquicas PS / CDU.

      Como refere Paulo Otero, um grande jurista, as eleições legislativas estão deturpadas. Hoje em dia, as pessoas escolhem o Primeiro-Ministro, mais do que os deputados que representá-las-ão na AR. O escrutínio incide todo no líder de cada partido e na certeza de que "o vencedor" fará governo. Não te esqueças do constitucionalismo informal.

      Não preciso que tenhas pena de mim, nem à frente de pessoas que conheces. Sei defender bem as minhas posições. Eu disse que o PEV era uma extensão do PCP porque, ao contrário do CDS que existe fora do PSD, eleitoralmente "Os Verdes" não existem fora da CDU. Não me referi às entidades que fazem parte da CDU - por acaso até tinha conhecimento da ID - outra extensão do PCP, seguramente. Se o PEV é um partido cem por cento autónomo, diz-me uma autarquia que seja só PEV. É um desafio que te lanço. Não encontras, claro, porque o PEV não existe fora da realidade CDU. Aliás, por anos, a CDU teve a sigla e denominação PCP - PEV, que aliás se verifica no símbolo. Posto isto, ainda que dissesse que a CDU é a junção do PCP - PEV, não diria nenhum disparate. Os independentes só o são na designação - seja em que partido for. Não são eleitos senão em listas por partidos. A suposta independência é, mais das vezes, forjada.

      Termino dizendo que até simpatizo com a CDU e que estava, sobretudo, a brincar contigo, como referi logo. Entraste demasiado no campo político.

      Eliminar
    9. - Das coligações entre PS e PCP que referi, uma delas é autárquica. Foi à tua autarquia (Lisboa) entre PS, PCP, PEV, UDP e um outro que não me lembro (sei que eram cinco). A outra não foi uma eleição "partidária", foi uma presidencial. Na primeira vez que concorreu Jorge Sampaio, Jerónimo de Sousa já se tinha apresentado como candidato a Belém, contudo retirou a candidatura ao saber que este se iria apresentar. Numa das candidaturas de Ramalho Eanes, também foi apoiado pelo PCP, creio.

      - Tudo o que aqui falámos é discutível sob vários pontos de vista, e cada um terá a sua opinião. Contudo a imagem que o PEV e a ID são meras extensões do PCP é a única com que te digo claramente que estás errado. Apesar de se juntarem em atos eleitorais, os partidos (todos eles, mesmo PS, PSD, etc...) têm vida e atividade para além das eleições. Como exemplo, o PCP teve antes da campanha das europeias uma outra campanha de esclarecimento dos cortes cegos do governo aos mais fracos que se chamava "Derrotar o Governo" (com cartazes vermelhos e pretos, que certamente terás visto na rua). Antes dessa, foi o Centenário de Álvaro Cunhal. E todos os anos tem a Festa do Avante. São atividades estritamente do PCP, em que nem o PEV nem a ID metem o "nariz". Eles também terão as suas onde o PCP não interfere, e lembro-me do PEV ter uma aqui há uns dois anos sobre a Defesa da Produção Nacional. Os partidos fazem a sua vida normalmente fora do período eleitoral e há coisas com as quais até discordam (vê esta notícia: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=688130 )
      Quando falava em independentes, falava em pessoas que se identificam com o projeto que é a CDU, no seu todo, e não particularmente com nenhuma das três entidades, e que não participam também, por norma, nas atividades fora das eleições.

      - Por fim, quero dizer que puxas-te pela minha veia política, pelo que tive de argumentar em defesa da "minha dama", como costumo dizer ;). A
      cho que apesar de tudo, esta discussão foi positiva. E foi uma divagação em relação ao conteúdo inicial do post, que não pretendia chegar aqui...

      Eliminar
    10. Não desfazendo no conteúdo inicial do post, mas diria que gostei mais de ler a vossa esgrima de comentários e argumentos que o prólogo propriamente dito. :D

      Eliminar
    11. Coelho, isto foi uma mera divagação. O objetivo não era este xD

      Eliminar
  2. Assim em jeito de brincadeira, se eu não soubesse que eras comunista ainda dizia que estavas era apaixonado pelo candidato! lolol ;D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não são duas belas brasas, Ruben?

      Eliminar
    2. O cabeça de lista até sim, o segundo já não lhe acho assim grande piada! lol ;D

      Eliminar
    3. Sim, o segundo tem tem um encanto que não é para qualquer gosto xD

      Eliminar
  3. Estava a ler a troca de comentários entre ti e o Mark...pessoalmente também não sigo a metodologia do voto útil, deixar de votar em A ou B porque não vai ter peso prático.Na verdade acaba por ser pouco pragmático, mas fazer o quê...não obstante, aprecio sobejamente as diferenças entre as pessoas, e as suas formas de Ser. Gosto mesmo! Confesso que ainda estou indeciso...e quaaaaseeee que me convencias, o que não significa que não vá votar cdu...:-P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, para um homem do norte assumir que está tentado a votar CDU, Meia Noite, fico bastante satisfeito. Então diz-me lá onde está ainda a pedra no sapato? LOL

      Eliminar
  4. O primeiro é giro e o segundo e gay friendly... ok e isso representa o quê para estas eleições? Tu não me decepciones...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Shoes, não significa nada para além do que disseste, além de que o segundo também é bem giro :D (eu pelo menos gosto)
      É pouco mais que uma parvoíce. Contudo, será dos poucos deputados portugueses potencialmente elegíveis que se comprometeu com os direitos LGBT.

      Eliminar
  5. Com menos um deputado português será dificil os partidos menores elegerem tantos deputados, mas nunca se sabe.
    Mas continua a dizer que faltam as fotos de sunga, para o tira-teimas :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. concordo em absoluto Sérgio xD
      É que era a votação a subir... LOL

      Eliminar
  6. Por acaso acho mais graça ao Miguelito, a fotografia é que não lhe faz muita justiça. Assim suado depois de uma corridinha, parece-me muito melhor: http://www.ovar.pcp.pt/images/fotos/2009/cdu-em-campanha-em-s-joao-cortegaca-e-ovar--2.jpg
    O Sérgio podia convidá-lo para o grupo da corrida. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tá em camisola de cavas! Acabou de descer na minha consideração xD

      Eliminar