quarta-feira, 7 de maio de 2014

Sungas, Brasileiros e um português

Estava  a ler esta crónica da visão, cuja parte final transcrevo aqui, a itálico, com comentários meus a letra "normal". 

6 - Não uso sunga. Desde os seis anos, quando me mascarei de Super Homem, que evito cuecas vermelhas sobre collants azuis. Os meus amigos brasileiros insistem que uma sunga não é o mesmo que um par de slips, mas, ainda assim, estou entre aqueles que preferem não ir a banhos de cuecas.

E acho que os brasileiros têm uma certa parte de razão. Ninguém toma banho de cuecas... LOL
Esta fez-me lembrar estes boxers:



Opiniões femininas defendem que a sunga valoriza o corpo dos homens. Talvez o Ryan Gosling, metido numa cuequinha e flanando na beira mar de Ipanema, possa estragar casamentos e empinar peitinhos, mas há muitos badochas na areia a quem a sunga, inclemente, só pode prejudicar.

Esta, para mim que sou gordo, caiu-me mal. O sr. em questão deve ter algo recalcado, daí não querer usar sunga. Então "ataca" aqueles a quem acha que fica mal (e até pode ficar), mas que se estão nas tintas para o que os outros pensam. (como eu... LOL)





Não se trata de pudor. Já troquei muitos calções na praia sem medo que vissem a minha bunda. Também não é uma questão exclusivamente estética, embora acredite que, pelo menos na ótica do homem português, a sunga esteja para as partes baixas como a echarpe está para as partes altas - uma mariquice desnecessária. Compreendo que usar sunga é uma questão de hábito, um detalhe cultural facilmente assimilável - afinal, troquei a toalha turca pela canga e a bola de Berlim pelo picolé. Não há mal algum em que os outros usem cuecas na rebentação. Sejam muito felizes nesses trajes exíguos.

À medida que vou lendo a crónica, cada vez me convenço mais que o homem tem alguma coisa recalcada. Tipo, "eu mostro a bunda na praia, à machão. Contudo, jaimé usar sunga. Adotei todos os outros "clichés dos brasileiros, mas esse nem pensar". 

Mas acredito que, ao longo da vida - com tantas perdas, mudanças e mutações -, é importante preservar um punhado de convicções intactas, algo que nos lembre de onde viemos e que defina quem somos. Por exemplo, acredito que não devo gastar mais dinheiro num corte de cabelo do que num jantar, tal como creio que devo continuar a vestir - para desespero da minha mulher - t-shirts antiquíssimas e esburacadas com o orgulho de quem usa a armadura de um super-herói. O que quero dizer é: se a minha pedra tumular tiver inscrito apenas "Aqui jaz alguém que nunca usou sunga", terão feito justiça ao homem que eu sempre quis ser.

Então, os trajes de verão são dignos daquelas convicções que nos devem atravessar toda a vida. Divagando um pouco, faz-me lembrar aquela frase "Nós amamos coisas e gostamos de pessoas ao invés de gostarmos de coisas e amarmos pessoas". 

Bem, tudo isto para dizer que o sr. deve ter alguma coisa recalcada. Se realmente se estivesse nas tintas para o assunto, não lhe daria a importância que deu, fazendo apenas uma intervenção telegráfica, à semelhança do que fez para outros pontos da crónica. 

E valia a pena dar-lhe todo este tempo de antena? Claro que não. Mas apeteceu-me escrever sobre uma estupidez qualquer.  :P



20 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então, Kylezinho, arrependeste-te? LOL

      Eliminar
    2. não, não era bem o que queria dizer xD

      Eliminar
    3. Então porque não disseste da forma que querias dizer? xD

      Eliminar
  2. Cada um usa o que quer mas vivemos numa sociedade que todos os dias quer envergonhar as pessoas por não terem corpos irrealistas. Não sou adepto da sunga mas é a opinião de cada um, este artigo queria ser engraçado e foi só estúpido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo contigo. É uma fase. Eu uso não bem uma sunga, mas tipo um calção como o do sr. barrigudo, que tenho noção que não me fica como fica a um tipo com menos 25 kgs que eu. contudo, eu gosto, e estou-me nas tintas para o que terceiros pensam...

      Eliminar
  3. Sunga? Por vezes mais valem andar nu! Nota-se tudo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas não se pode andar nu em todo lado, Anselmo. Já visto o que seria andar-se nu em plena praia da Rocha (que eu não conheço... lol)

      Eliminar
  4. Seria engraçado! Mas mais vale sunga de que nada ou não!
    Tinha um colega que estagiou comigo que usava sunga e aquilo notava-se tudo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então mas o pessoal do teu trabalho convive todo na praia? LOL
      E tu, usas sunga ou calção largo? :P

      Eliminar
  5. Cada um usa o que quer. Eu tenho uma sunga e gosto bastante de a usar. E assim será enquanto me sentir bem com o meu corpo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazes tu muito bem, Sérgio. Acho que isso é o principal: nós é que nos temos de sentir bem. Quem não gosta, tem bom remédio: não olha...

      Eliminar
  6. Eu gosto de ver uma sunga num gajo que tenha corpo para isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E naqueles que não têm corpo para tal Dora? Como reages?

      Eliminar
  7. Eu não sou adepto de sungas... Valorizo muito os meus calções ligeiramente acima do joelho...
    é que com sunga nota-se tudo, e acho que não me cai muito bem também... :S

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não interessa se tem caem bem ou não Ruben. O que interessa é se tu gostas, e usas o que gostas porque queres e gostas e não por causa do que terceiros possam pensar :)

      Eliminar
  8. Sempre usei calção como o teu, e nunca pensei muito nisso. Quando cheguei à faculdade e comecei a ir à praia com os amigos, no início gozavam um bocado por ser o único que usava essa indumentária, enquanto tudo usava calções enormes (tal como o meu rapaz usa).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Coelho, eu também já usei calções enormes. Mas acho mais confortável esses. Contudo, serei 20 anos mais novo que o sr. da foto, mas não tenho menos 20 kg que ele. E estou-me lixando para opiniões de terceiros...

      Eliminar
  9. Aqui no Brasil usamos sunga, sem problema! Mesmo os gordinhos!
    Tudo é uma questão de gosto!
    A marca de sol deixada pela sunga agrada as mulheres enquanto a deixada pelo short é considerada feia. Eu também acho!
    Sem contar que a sunga seca mais rápido e não molha o banco do carro.

    ResponderEliminar