sábado, 26 de abril de 2014

Luís Miguel Rocha





Tinha dito algures que ia publicar aqui a entrevista dele recentemente no Sol. Ele scannou as páginas e colocou na página dele do FB, por isso, se quiserem ler, vão lá. 

Gosto muito da sua escrita. Arma as suas narrativas sem nos estar a levar em direcção a determinado local, para depois dar uma reviravolta e ser tudo ao contrário. Com LMR não conseguimos descobrir onde a história vai parar. E ainda bem que assim é. 

Acho que este é um dos muitos aspetos que o distingue de Dan Brown, a quem gostam de comparar. Com exceção do livro deste último, "Anjos e Demónios", nenhum dos seus livros versa a temática "Vaticano", ao contrário de LMR que tem já o quinto livro a sair sobre este tema. E não sendo eu um grande crítico literário, posso dizer que as construções narrativas dos seus livros estão melhor feitas que as de Dan Brown. DB é sempre mais do mesmo. Vale muito pelo "cenário" que constrói, mas o argumento pode reduzir-se a algumas linhas: um homem (em quatro dos seus livros é Robert Langdon) e uma mulher andam atrás de qualquer coisa, e parecem ter alguém a ajudá-los e alguém a prejudicá-los. Chegamos ao fim, e quem os prejudicou, na realidade ajudava e quem os ajudava na realidade estava a prejudicar. LMR vai muitoooo além disto, pelo que, se fosse o autor, quase tomaria a comparação como um insulto. 

12 comentários:

  1. Ainda não li nenhum dele, mas tenho que arranjar tempo e coragem para o fazer :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Precisas de coragem para ler um livro? Lolol
      Olha, compra um para a praia:-)

      Eliminar
    2. Coragem para deixar de fazer outras coisas... hoje por acaso era um bom dia LOL

      Eliminar
    3. Por exemplo :D
      O último dele foi lido o ano passado na praia... Se o novo sair antes das minhas férias, já tenho leitura para a beira mar :)

      Eliminar
  2. Fica a dica, e obrigado pela partilha :D

    ResponderEliminar
  3. eu consegui uns ebooks dele e já li um, o chato é que foi o último da saga do vaticano :D mas gostei muito e irei ler os outros.
    sem comparação com o DB ou mesmo com o nosso 'orelhas', tudo muito básico, muito erotismo à mistura, pelo menos no caso do JRS, o que se dispensa. as conspirações do teu autor são bem enquadradas e ele é um mestre naquele tipo de narrativa. não admira que esteja no top de vendas na terra do tio sam :)
    saí do facebook há umas semanas. não tenho acesso à entrevista. se quiseres, envia-ma por email.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O autor não é meu... LOL
      Com muita pena minha, e não é só pelo dinheiro... lololololololol

      Então, zangaste-te com o Livro das Caras?

      Já mandei por email :)

      Eliminar
    2. pois, mas é o teu autor de eleição ;)
      estava farta de levar com publicidade e quando mudou o layout fiz-me à vida. tive pena em algumas coisas, seguia uns autores, umas páginas, mas é um facto de que não lhe sinto falta.

      Eliminar
    3. Não é o meu autor de eleição. Seria um dos meus autores, se pudesse escolher vários.
      Escolhendo dois autores de eleição (escolher entre os dois é mesmo complicado) seriam a JKRowling e o Carlos Ruiz Zafon. Apesar disto ser mutável com o tempo...

      Eliminar
  4. Eu adoro conspirações, com religião e sobretudo Vaticano à mistura. O que gosto no JRS é que ele enquadra cultural e historicamente a trama, ocupa capítulos inteiros a explicar o que é a maçonaria ou o Bosão de Higgs. Quanto ao Luis Miguel Rocha, vamos a ver se alguém me oferece um vale da fnac, lol

    ResponderEliminar