sábado, 21 de junho de 2014

Os Saboias

Então, caros amigos blogueiros alfacinhas, viram um campónio nas imediações da Rua das Janelas Verdes? É verdade, Quintus Tulius Horatius foi fazer mais uma visita ao MNAA, desta feita em busca das obras italianas dos Sabóias, na exposição temporária que está patente neste momento.

Vítor Amadeu III - Um dos quadros que podemos encontrar nesta exposição. 

Apesar de apreciador, sou um péssimo crítico de arte, e nada mais consigo dizer para além de que gostei, apesar de ter preferido a outra exposição, da paisagem nórdica. Pela negativa, tenho a destacar a ausência do catálogo para venda. É algo que gosto de comprar, sobretudo quando gosto da exposição. 


E pronto os rapazinhos da exposição são girinhos, sempre deu para lavar as vistas. O da banca dos souvenirs tinha um certo ar de gay. O meu radar não é grande coisa, por isso, acho que se pode dizer que se nota à brava... LOL

A propósito de nada, sabiam que houve (pelo menos) duas rainhas portuguesas que pertenceram à Casa de Sabóia, sendo uma do início da nacionalidade (D. Mafalda de Sabóia, casada com D. Afonso Henriques) e uma outra que ainda foi exilada aquando da proclamação da república (D. Maria Pia de Sabóia, casada com D. Luís, viúva aquando da implantação da república).   

9 comentários:

  1. Até quando estará em exposição? Interessa-me.

    E é claro que sabia. LOL A última, aliás, uma perdulária, mas consta que era boa senhora.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que até setembro, mas sem certezas. Confirmas facilmente no site do MNAA.
      confesso que tive de ir ao priberam para saber o que era perdulária. LOL
      É dela a célebre frase "Querem Rainhas, paguem-nas!". Ou dizem que é. Uma bela frase para incitar ao ódio à monarquia, e um pequeno "bombom" para os republicanos.

      Eliminar
    2. Horatius, Horatius, não sabias o que significa "perdulário"? Tss, tss. :) ahahah

      Humm, não creio que a monarquia precisasse de frases que "incitassem" ao ódio. Estava decadente demais, incapaz de resolver os graves problemas económicos com os quais o país se deparava (inflações, falências, etc), além de que D. Carlos era um rei manifestamente omisso. :) Preferia as suas temporadas na caça, no Alentejo, do que inteirar-se dos problemas do país. Enfim, um mal crónico dos Bragança (praticamente todos péssimos monarcas, embora entre eles conste dois dos meus reis favoritos: D. João V e D. Maria I). Já nem falo do Ultimato Inglês, até porque a República confrontar-se-ia com o mesmíssimo problema: a superioridade bélica do Reino Unido. Aí, só a referir a teimosia da Monarquia no projecto expansionista em África, manifestamente descabido da realidade. Foi por puro golpe de sorte termos mantido tanto, apesar do vexame.

      Eliminar
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    4. Mark, não te esqueças que aqui no campo não se usam palavras dessas. Fala-se um português mais português, e diz-se logo "pulha" (pulha, aqui no campo tem o sentido de esbanjador e não de "criminoso").
      Não sou historiador profissional (considero ser um historiador amador), e a quarta dinastia, então, está bem longe das minhas preferências e conhecimentos. Não me considero com conhecimentos suficientes para concordar ou discordar das tuas afirmações sobre esta. Contudo, acho que uma frase daquelas numa altura em que a monarquia está, como tu bem disseste, decadente, foi apenas e só mais uma acha para a fogueira a afirmação de "sua majestade" :P

      Eliminar
  2. Então o menino vem à Capital e não diz nada? Aí, aí! lol

    Por acaso não sabia da exposição mas tenho de ir ver porque fiquei interessado... ;D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já foi há uns dias. Não viste um campónio, de boina, aí por Lx? era eu, de certeza xD

      Eliminar
  3. Está na minha lista de exposições a ir ver. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Despacha-te, Shoes, que é temporária. Quando fores, depois diz o que achaste!

      Eliminar