sábado, 17 de outubro de 2015

Cogumelos


Gosto muito de cozinhar, especialmente se não for só para mim. Gosto de cozinhar para o namorado e para os amigos. E um dos ingredientes com que mais gosto de trabalhar são os cogumelos.

Já fiz creme de cogumelos, cogumelos recheados, ovos mexidos com cogumelos e como acompanhamento (salmão no forno, refogados, carne grelhada).

Contudo, já percebi que tenho de deixar os cogumelos enlatados. Não há nada que se chegue aos cogumelos frescos. Depois de cozidos (com água e uma pitada muito pequena de sal), podem ser usados para uma salada. 

E de preferência, como os da imagem (com o "chapéu" castanho). Os brancos não são tão saborosos... 

6 comentários:

  1. Por acaso é um dos alimentos que mais gosto e que não uso tantas vezes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Namorado, tem uma validade muito curta. Quando se compra, temos de os gastar logo. E o facto de não se vender avulso também não ajuda muito...

      Eliminar
  2. Os cogumelos da foto creioonte de prazer. que são os marrons. Também adoro cogumelos e utilizo-os muito em substituição da proteína animal, visto que são uma rica fonte de proteína vegetal. Uso sempre frescos e com eles costumo fazer risottos, pôr em saladas (crus), saltear, rechear quiches, etc, uma infindável fonte de prazer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Luís.
      Eu que os uso como acompanhamento de pratos de carne ou peixe andarei com refeições altamente proteícas? LOL

      Eliminar
    2. É o mais provável.... Temos tanto que conversar sobre esse assunto. Ainda ando a aprender umas coisas sobre proteínas e consumos excessivos de determinados alimentos, como o sal e o açúcar, por exemplo.

      Eliminar
    3. esses eu ando a cortar com eles... LOL
      e com algum sucesso, pelo menos na adição direta...

      Eliminar